quinta-feira, 25 de junho de 2015

Seis anos sem Michael Jackson; Os melhores clipes do Rei do Pop


Exatos seis anos se passaram desde a morte do maior ícone da música pop. Como legado, Michael Jackson deixou não apenas suas canções, ele elevou a maneira de fazer música e entretenimento a um novo patamar. O astro deixou como herança sua maneira de fazer e promover a música pop, de dançar e até mesmo seu modo de se vestir. O cantor, que estava prestes a sair em sua turnê “This Is It” em 2009 teve uma parada cardíaca em sua casa e acabou morrendo. Apesar disso, o Rei do Pop estará sempre presente já que escreveu sua história em pelo menos 12 álbuns entre 1971 e 2014, tendo criando e batido vários recordes.
Vamos relembrar alguns dos melhores clipes do rei do pop.

 

    I'll Be There (Jackson 5)

escrita por Berry Gordy, Bob West, Hal Davis e Willie Hutch;atingiu a primeira posição na parada americana Billboard Hot 100,é considerada o compacto de maior sucesso pela Motown durante a chamada "Era Detroit Clássica" (1959-1972) da gravadora.

  Ben (Jackson 5)

 Sete meses após o primeiro álbum, Michael Jackson lançou “Ben”. A canção que dá título ao álbum, e que o inicia, chegou ao topo das paradas nos Estados Unidos, além de ter boa colocação em outros países. A canção foi tema do filme de também nome “Ben”, o que rendeu a Michael Jackson uma apresentação na cerimônia do Oscar em 1973 – além de ter concorrido como Melhor Canção Original. A música foi escrita por ele, e trata de uma grande amizade.

 

Music & Me 

  Se no segundo álbum do cantor só haviam duas músicas de sua composição, em “Music & Me” a gravadora Motown permitiu apenas uma: a que dá nome ao álbum. O disco é marcado por alguns covers, incluindo “With a Child’s Heart” de Stevie Wonder. Aliás, Stevie Wonder auxiliou o pequeno Michael Jackson nas gravações.

Billie Jean
Difícil escolher entre as músicas do álbum mais bem sucedido de todos os tempos: Thriller. Para se ter uma ideia, os cinco singles do disco “Beat It”, Billie Jean”, “Thriller”, “Wanna Be Startin’ Something” e “Human Nature” permaneceram no Top 10 da Billboard Hot 100, sendo que as duas primeiras em 1º lugar. “Billie Jean” é consagrada por ter apresentado o passo moonwalk, no qual Michael desliza de costas.


  Thriller
  A música que intitula o álbum não poderia faltar, sem contar no clipe que deu abertura a inovações em vídeos musicas. Fontes informam que esse já foi considerado o “melhor videoclipe de todos os tempos”. Em 2008, ainda, o álbum “Thriller” recebeu uma versão comemorativa de 25 anos.

 

 

 

Smooth Criminal 

Depois de “Thriller”, Michael Jackson lançou outro dos álbuns mais vendidos do mundo. “Bad” vendeu mais de 45 milhões de cópias e trouxe outros singles de grande sucesso do cantor. Atenção para “Smooth Criminal” que teve o solo criado pelo cantor enquanto ele visitava uma loja de instrumentos. A música está presente no filme  musical “Moonwalker” de 1988 – de onde foi retirado o videoclipe da música-, que também virou jogo de videogame.

 

 

 Man In The Mirror

“Man In The Mirror” é uma música bastante reflexiva de Michael Jackson, e foi performada a primeira vez na cerimônia do Grammy em 1988, do qual foi indicado mas não venceu nenhuma categoria. “Man In The Mirror” foi apresentada junto de “The Way You Make Me Feel”.

 Heal The World 

A atenção ao mundo natural e social e sua preocupação com a humanidade estiveram claras em suas músicas e ações. O clipe de “Heal The World”, por exemplo, apresenta várias crianças em situação de vulnerabilidade social, além de ser uma crítica à época – que não se alterou muito. Nessa linha também foi criado o hino “We Are The World”, lançado anteriormente, e que ganhou o mundo.





 The Don’t Care About Us 
 
Michael já havia feito história quando lançou o álbum “HIStory” em 1995. A canção que separamos recebeu dois videoclipes: uma gravada numa prisão, e outra no Brasil. Com a ajuda do Olodum, MJ foi até o Pelourinho, em Salvador, e também gravou cenas na Favela Santa Marta no Rio de Janeiro. A canção fala “sobre a dor do preconceito e do ódio e é uma maneira da chamar a atenção para problemas sociais e políticos”.




  Earth Song

 O single foi lançado em 1995 e da continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como "We are the World", "Man in the Mirror" e "Heal the World". Em "Earth Song" no entanto foi a primeira vez que Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais. "Earth Song" só foi lançada como single em países europeus, ficando no top 5 de vários países como Áustria, Bélgica, Noruega, Suécia, Suíça e Espanha. É considerado o maior sucesso de Michael na Europa. Só no Reino Unido o single vendeu mais de 1,5 milhão de cópias.




 Will You Be There

  "Will You Be There" foi o grande hit do álbum Dangerous. Recebeu 7 certificados de ouro, mais do que qualquer outro single do álbum e vendeu mais de 1,05 milhões de cópias. Dessa forma, entrou direto no top 10 de países como França e Alemanha. A canção ainda deu a Jackson um MTV Movie Award, como a "Melhor Trilha Sonora Original", pelo longa Free Willy. Tem uma das letras mais bonitas e marcantes do cantor. Jackson revela que escreveu ela em cima de uma árvore no seu rancho Neverland. Os versos finais, sussurrados por Jackson, ganharam o nome de "oração". Pois contém uma das poesias mais lindas e visionárias do cantor.

 

 

  Black or White

 É uma mistura de hard rock com dance e rap. É o single mais vendido e bem sucedido da década de 1990, bem como o que mais permaneceu em primeiro lugar. A música foi escrita por Jackson, com exceção do rap que intercala a canção, promove a unidade racial; a canção ficou em primeiro lugar em mais de 18 países, tornando-se o segundo maior sucesso do cantor, atrás somente de "Billie Jean". Alcançou o topo da Billboard Hot 100, dos EUA, onde permaneceu por dez semanas consecutivas.Black or White surgiu como uma espécie de resposta. A cada dia, a cor da pele de Michael era cada vez mais questionada pela imprensa do mundo todo, fato que iniciou-se desde a era Bad. Mas dessa vez, Michael estava cada vez mais branco.

 

 

 Bad

Durante a entrevista que concedeu para a edição especial do álbum, em 2001, Quincy Jones afirmou que Bad inicialmente foi composta para ser um dueto entre Michael e Prince, como forma de aproveitar a suposta rivalidade entre ambos para promover a música. Entretanto, Prince teria rejeitado o projeto por não ter gostado da letra.
Na biografia Moonwalk, de 1988, Michael afirmou que a ideia para compor Bad partiu da história de um jovem barra pesada que foi mandado para uma escola privada longe do lugar onde vivia. Ao regressar para seu local de origem ele teria despertado a inveja em seus antigos amigos, que revoltados com a mudança do jovem resolvem matá-lo. A frase "Who's Bad?", sussurrada por Jackson durante a letra ficou famosa, e se tornou o bordão do cantor e parte da cultura popular, assim como sua própria pronuncia para a palavra "Come On", falada "cha'mone" ou "shamone", usada com frequência por Jackson em músicas posteriores como Man in the Mirror e Black or White.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Wolf Butterfly Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang