quinta-feira, 18 de junho de 2015

#stopyulin2015 Vamos ajudar nossos amigos de quatro patas, assine a petição!

  Dez mil. Esse é o número de cães que são assassinados a cada edição do Festival de Yulin.Popular na China, ela reúne, todos os anos, milhares de pessoas, que vão ao evento com uma única intenção: empanturrar-se de carne de cachorro.Trata-se de uma espécie de tradição chinesa, criada para comemorar o Solstício de Verão (aquela data do ano em que o dia é mais cumprido, devido a posição do Sol). 


Mas ativistas do mundo inteiro consideram o costume para lá de desnecessário e estão dispostos a acabar com ele de uma vez por todas.Diversos grupos chineses de defesa dos animais protestaram para pedir o fim do Festiva. Os protestos, liderados pela Associação de Proteção dos Animais de Estimação da China, incluíram manifestações noturnas em cidades do norte do país como Pequim, Tianjin, Xian e Zhengzhou, onde foi pedida a proibição imediata do festival, que este ano será realizado na próxima segunda-feira. "Matar cachorros por causa da carne é algo cruel e além disso é um risco para aqueles que a comem, visto que muitos dos animais caçados podem estar doentes", disse um dos ativistas que lideram os protestos, Zhou Yusong. Algumas celebridades, como o ator e humorista britânico Ricky Gervais, também apoiaram a causa de outros países. O ator Ian Somerhalder pediu apoio aos fans em sua página no facebook para que assinem o abaixo-assinado e ajude. As manifestações podem aumentar no fim de semana, já que a previsão é que centenas de ativistas viajem a Yulin para tentar impedir o polêmico festival.


No ano passado, uma manifestação semelhante rolou na rede e, embora o festival tenha acontecido, o público diminuiu, o que obrigou os vendedores de carne de cachorro a subir o preço da mercadoria. Quem sabe nesse ano a festa não é embargada de vez?
 Pouco a pouco, a cultura de comer carne de cachorro está desaparecendo na Ásia. Em Hong Kong, a prática é proibida desde 1950. Filipinas e Taiwan seguiram o exemplo e, em 1998 e 2003, respectivamente, também sancionaram leis de bem-estar animal que proíbem o abate de cães e gatos para fins alimentícios.
 Uma campanha nas mídias cosiais decolou nas últimas semanas. No Twitter, a hashtag #stopyulin2015 foi usada centenas de milhares de vezes este ano. No Facebook, o grupo "Stop Yulin Dog & Cat Meat Festival 2015" já recebeu mais de 17 mil curtidas. Uma petição contra o evento, criada pelo grupo de direitos dos animais Duo Duo atraiu mais de 200 assinaturas, de acordo com o jornal The Independent. 


 No entanto a pressão que essas campanhas exercem sobre as autoridades chinesas além de ínfima, é limitada, tanta pela atitude de desprezo do governo chinês em relação à opinião externa, quanto pelo fato de Facebook e Twitter serem bloqueados no país. Além disso, há forte manifestação de internautas chineses contários à reação dos estrangeiros. Mas Em 2011, um campanha parecida, feita nas redes sociais, contribuiu para que um festival semelhante, de cerca de 600 anos de existência, fosse banido em Jinhua, na província de Zheijang. Em junho passado, houve confrontos entre manifestantes e vendedores em Yulin, e muitos proprietários de restaurantes retiraram a  carne de cachorro de seus menus. Fiscais de controle de qualidade da cidade, alertaram o público a não comer carne de cachorro. Eles alegam que muitos cães vendidos para o abate são cães domésticos roubados, e muitos vendedores não têm, poranto, licença da indústria de alimentos para trabalhar.


Ainda há esperança, temos que parar isso, agora ou ano que vem, não importa mas tem que parar! Vamos assinar o abaixo-assinado e ajudar nossos amigos de quatro patas. https://www.change.org/p/president-of-the-people-s-republic-of-china-stop-the-yulin-dog-meat-eating-festival

0 comentários:

Postar um comentário

 

Wolf Butterfly Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang